THE OFFSIDE RULE PODCAST: Stephen Smith, CEO of Kitman Labs discuss ACL Injuries in Women’s Football. LISTEN HERE

CONTACT US
PERFORMANCE INTELLIGENCE

A Economia da Inteligência de Desempenho

Os clubes que enfrentam o COVID-19 não podem pagar novos jogadores caros. Com a tecnologia e o talento de Inteligência de Desempenho, não precisam.

SHARE

Share via email

Dando continuidade à nossa análise de notícias desportivas, a recente manchete da BBC – “Especialistas em dados estão a tornar-se nas melhores contratações do futebol” – destaca como há mais clubes a tirar partido dos cientistas de dados e do maior acesso a novas tecnologias, numa tentativa de ganhar mais jogos. Pelas nossas conversas com clubes de todo o mundo, isso é exatamente o que as organizações estão a fazer, mas a grande questão é “Por que estão a fazer isso?”

Numa palavra, economia.

Devido ao COVID-19, os clubes não se podem dar ao luxo de gastar milhões em novos talentos, por isso procuram aproveitar ao máximo os recursos que têm. Isso faz com que os dias da transferência de £ 95 milhões de Paul Pogba ou de £ 113 milhões de João Félix se tornem raros, porque agora por uma fração desses valores, as equipas podem pegar no talento analítico e tecnologia e obter um melhor retorno dos jogadores que já têm.

Não é preciso ter um doutoramento em matemática para perceber a lógica que impulsiona a economia da Inteligência de Desempenho: um clube que não consegue gastar £ 50 milhões num novo jogador pode estar disposto a gastar £ 100.000 para maximizar aqueles que já possui, ou seja, aproveitar os dados analíticos do clube para desenvolver formações mais fortes em campo, desenvolvendo o talento jovem ao máximo, ou antecipando e mitigando lesões durante cadeias de congestionamento. Isso permite que os clubes com pouco dinheiro adquiram maiores benefícios marginais em relação ao custo e, possivelmente, com menos risco. Também vale a pena mencionar a economia do trabalho da Inteligência de Desempenho durante o ano todo; os clubes podem contratar especialistas talentosos ou implementar tecnologia mais capaz a qualquer momento da temporada, em vez de esperar pela época das transferências.

A corrida pela especialização em dados

Como refere a BBC, estamos a ver a economia da Inteligência de Desempenho a funcionar de um modo particular, com os clubes a fazer os maiores investimentos em cientistas de dados. A contratação do especialista de dados Laurie Shaw pelo Manchester City no ano passado sem dúvida fez manchetes, mas contratações menos importantes estão a acontecer por todo o mundo do desporto de elite, em organizações grandes e pequenas. Como Trevor Watkins do AFC Bournemouth observou recentemente

Watkins está certo, e à medida que a corrida “às armas” de Inteligência de Desempenho se intensifica, a competição por esse conhecimento não será menos intensa do que pelo talento em campo. Pode não acontecer em campo, mas é onde os vencedores poderão ver o retorno do seu investimento. 

Sim, mas os investimentos económicos em tecnologia e talento por si só não garantem o desempenho.

A economia da Inteligência de Desempenho pode capacitar as equipas a trazer mais tecnologia e contratar analistas altamente capazes, mas apenas as ferramentas ou o talento não implica automaticamente um melhor desempenho em campo. Na era da Inteligência de Desempenho, os clubes de sucesso são aqueles que se organizam em torno dos dados para fortalecer as suas intuições. Essas organizações fazem mudanças ao nível do sistema em como operam no dia-a-dia, desde a sala de reuniões ao balneário. Isso acontece porque, no final das contas, vencer jogos não é uma questão de economia, é uma questão de desempenho. Os clubes que têm isso em mente estão melhor posicionados para alavancar o primeiro para alcançar o segundo. 

Irei partilhar as minhas ideias sobre os desenvolvimentos e notícias mais impactantes do desporto numa base contínua. Agradeço os vossos comentários no Twitter ou através do meu email stephen@kitmanlabs.com

RELATED POSTS

TOPICS

stay updated

Sign up for the monthly round-up of news from Kitman Labs – new Solutions, client announcements, product enhancements, best practices, customer stories and more. Delivered to your inbox.

Announcement

Kitman labs expands global collegiate partnerships with Loughborough University deal

The Loughborough Sport Athletic Department will now be able to integrate all medical and performance data into a single operating system.

This move aims to drive collaboration and eliminate information silos while also providing coaches, practitioners, and relevant stakeholders with a real-time, 360-degree view of each student-athlete.

YOU ARE NOW ENTERING THE
AMERICAN
ENGLISH SITE
REDIRECTING TO