ANNOUNCEMENT: Kitman Labs Joins ‘More than Equal’ Quest To Develop First Female Formula 1 Champion READ MORE

CONTACT US
PERFORMANCE INTELLIGENCE

A próxima fronteira do futebol

Um relatório da FIFA. Uma aquisição. E mudança tectónica para o jogo bonito.

By

Stephen Smith

SHARE

Share via email

Para a apanhado de notícias desportivas desta semana, vamos olhar para dois desenvolvimentos diferentes lado a lado: o estudo de um ano da FIFA sobre o ecossistema de desenvolvimento de talentos globais, lançado na semana passada, e a aquisição de US$ 200 milhões pela Genius Sports do provedor de rastreamento óptico Second Spectrum, anunciada no início deste mês. Os dados são essenciais para ambos: um cenário de dados cada vez mais desenvolvido permitiu as descobertas profundamente perspicazes da FIFA, que apontam para o desenvolvimento de talentos como a próxima fronteira do futebol global. E a aquisição da Second Spectrum pela Genius Sports mostra o valor das ferramentas de recolha de dados que as organizações com visão de futuro usarão para alcançar essa fronteira.

Tomados em conjunto, esses desenvolvimentos pressagiam uma mudança tectónica para o jogo bonito, à medida que um número crescente de comunidades anteriormente desfavorecidas ganham maior acesso a ferramentas analíticas poderosas. Vamos aprofundar para ver como.

O que a FIFA nos ensinou - Desenvolvimento de talentos democratiza o sucesso

 

A FIFA decidiu perceber o estado do futebol global, e as descobertas do relatório são uma verdadeira revelação:

“Muitos jogadores talentosos ficam por descobrir” em função da “falta de planeamento, qualidade da educação, infraestrutura e recursos financeiros para a formação dos jovens.”

Dinheiro e população não são bons indicadores de sucesso, mas o desenvolvimento de talentos é.

Há uma grande falta de dados a nível global sobre o desempenho no que diz respeito ao desenvolvimento do jogador, mas essa falta de informações não é de forma alguma distribuída uniformemente:

  • 65% das 20 principais associações estão a investir em vídeo de alta qualidade e soluções de gestão de dados para identificação de talentos.

  • Em contraste, quase 70% das academias de todo o mundo não usam atualmente a análise de vídeo para o desenvolvimento de jogadores.

O relatório da FIFA desafia suposições. Durante muito tempo, a maioria das pessoas presumiu que os países mais ricos tinham as melhores hipóteses de sucesso em campo, mas os dados dizem-nos algo diferente: não importa de onde um jogador venha, se as estruturas de desenvolvimento corretas estiverem no local, então qualquer um pode alcançar o sucesso. Se o desenvolvimento de talentos é a próxima fronteira do futebol, então a infraestrutura de desenvolvimento de talentos é o que permite que os democratizados alcancem com sucesso essa fronteira. Isso muda a economia e a dinâmica do talento em toda a indústria.

Todo o mundo do futebol tem agora acesso a alguns insights profundamente poderosos e nenhum deles seria possível sem o único denominador comum que vemos semana após semana: dados.

Essas associações no top 20 descobriram isso e estão a vincar uma grande diferença no mercado, ao acelerarem esse processo rapidamente. A questão para todos os outros é como alcançá-los.

Os dados fornecem o 'como'

É aqui que a compra do Second Spectrum pela Genius Sports entra em jogo. A compra do provedor oficial de rastreamento óptico da NBA, Premier League e MLS chamou muita atenção na indústria e com razão.

Ao transformar vídeo em dados estruturados, a plataforma Second Spectrum essencialmente decodifica o desempenho: os treinadores podem saber especificamente quem tem desempenho e quem não tem.

Em vez de inferir a partir do vídeo, podem analisar todas as informações para quantificar exatamente como é um desempenho ideal. Os treinadores podem fazer a engenharia reversa do sucesso.

Ter acesso a esses dados foi o que fez o negócio valer a pena para a Genius Sports, porque agora podem monetizar essas informações através de mídia, patrocínios e jogos de sorte. Para eles, os dados eram o prémio. Mas, para grande parte do mundo do futebol, os dados são um meio para um melhor desenvolvimento de talentos.

Adicionar a profissionalização do desenvolvimento de talentos está a chegar

Sabemos que existe uma grande população de jovens em todo o mundo que não têm acesso a nenhuma infraestrutura focada no desenvolvimento de talentos. O presidente da FIFA afirmou que quer um mundo onde qualquer país possa ganhar a Taça do Mundo e qualquer rapaz ou rapariga em qualquer lugar do mundo possa ser a próxima superestrela. Não tenho dúvidas de que a FIFA e outros líderes do futebol global cumprirão a sua palavra e não perderão tempo em resolver esse problema, para “dar uma hipótese a cada talento”. E, quando o fizerem, as soluções de tecnologia terão uma oportunidade incrível de agregar valor, ajudando as organizações a analisar rapidamente uma série de novas informações para identificar um desempenho excepcional.

Em suma, a profissionalização das estruturas de desenvolvimento de talentos é a chave para o sucesso das ligas nacionais e equipas internacionais, e a análise é a chave para essa profissionalização.

Imagine o que acontecerá quando essa capacidade se espalhar e as equipas puderem fazer a engenharia reversa do processo de desenvolvimento de talentos da maneira que a tecnologia inovadora permitir. O futebol global saberá como encontrar e desenvolver mais e mais jogadores talentosos num reservatório inexplorado. Esse impacto será incrível.

Eu vou partilhando pensamentos sobre os desenvolvimentos e notícias mais impactantes do desporto numa base contínua. Agradeço os seus comentários no Twitter ou através do meu email stephen@kitmanlabs.com.

RELATED POSTS

TOPICS

stay updated

Sign up for the monthly round-up of news from Kitman Labs – new Solutions, client announcements, product enhancements, best practices, customer stories and more. Delivered to your inbox.

ABOUT THE AUTHOR

  • Stephen Smith

    Stephen is Kitman Labs’ CEO and founder. He was previously Senior Injury Rehabilitation & Conditioning Coach at Leinster Rugby Club. Stephen holds a BSc in Sport & Exercise Rehab and MSc in Football Rehab from Edgehill University.

    CEO & Founder of Kitman Labs

Announcement

Kitman Labs Joins ‘More than Equal’ Quest To Develop First Female Formula 1 Champion

More than Equal’s mission is to close the gender gap in motor sports and find and develop the first female Formula 1 world champion. They will now have an advanced operating system to centralize data for female drivers participating in More than Equal’s pioneering Development Programme.

YOU ARE NOW ENTERING THE
AMERICAN
ENGLISH SITE
REDIRECTING TO